Publications et Participations en Séminaires et Congrès


Liste de publications du groupe :

LIVRE


CUNHA, S.; VELASCO, J. Introdução à Gramática da Linguagem Matemática. Rio de Janeiro. Editora Ciência Moderna, 2019. 176 páginas. ISBN 978-85-3991-047-2. Disponível ememhttps://www.lcm.com.br/site/#/livros/detalhesLivro/introducao-a-gramatica-da-linguagem-matematica.html

D'AUTRES PUBLICATIONS :

  1. CUNHA, S.; VELASCO, J.; EVANGELISTA, M.; ROSA, J. J. À propos de la priorité de la multiplication sur l'addition. Chantiers de la Pédagogie Mathématique. N.192. (04) avril 2022. Disponível em: https://www.apmep-iledefrance.fr/A-propos-de-la-priorite-de-la-multiplication-sur-l-addition.

  2. CUNHA, S. La Grammaire du Langage Mathématique. APMEP – Paris – França – Les mercredis de l'APMEP (evento online: https://www.apmep.fr/Les-mercredis-de-l-APMEP-Un-espace) – 23/03/2022.

  3. CUNHA, S.; VELASCO, J.; COSTA, D.; EVALDO, C.; MEIRA, J. L. (Moderador). MESA REDONDA: Linguagem Matemática – Pensamento de Wittgenstein e Gramática – III SENALEM - III Seminário Nacional Linguagem e Educação Matemática – UFT. Tocantins. 2021 (01 a 03 de dezembro) – Evento online. https://www.even3.com.br/3senalem

  4. CUNHA. S; VELASCO. J. A Noção do Elemento Inverso: sua Sintaxe e sua Semântica em Linguagem Matemática. In: VI SELEM - Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática. – UFSC – Florianópolis – SC. 2021 (8 a 11 de setembro) – Evento online. Disponível em https://conferencias.ufsc.br/index.php/SELEM/VISELEM/paper/viewFile/1849/1227.

  5. CUNHA, S. Contribuições do Estudo da Gramática da Linguagem Matemática. – V Semana do Matemático – UERJ. Rio de Janeiro (RJ). 2021 (05 a 07 de maio). https://v.semanadomatematico.ime.uerj.br/resumo-das-palestras

  6. MIRANDA, D. Estudo sobre a abordagem da Lógica Matemática como facilitadora do ensino/aprendizagem de noções da Teoria dos Conjuntos no Ensino Médio. Monografia de Especialização em Aprendizagem em Matemática – 04/2021

  7. THOMÉ, M. Pontuação em Linguagem Matemática. Dissertação de Mestrado (PROFMAT) – 09/2020. Disponível em https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/16620

  8. CUNHA, S.; VELASCO, J. Pourquoi effectuer d’abord ce qui est entre parenthèses. Chantiers de la Pédagogie Mathématique. N.185. pp.13-18. (29) juin 2020. Disponível em: https://www.apmep-iledefrance.fr/Pourquoi-effectuer-d-abord-ce-qui-est-entre-parentheses.

  9. MIRANDA, D. Significados do sinal de igualdade na Matemática. Dissertação de Mestrado (PROFMAT) – 08/2019. Disponível em https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/4840

  10. VELASCO, J.; CUNHA, S. Escrita e Leitura em Geometriquês. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura - Linguagem Matemática na Educação. Ano 14. Nº 31. pp. 233-248. maio-agosto/2019. ISSN: 1980-3141. Disponível em http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/197.

  11. THOMÉ, M.; VELASCO, J; CUNHA, S. Eliminando ambiguidades de expressões aritméticas com o uso correto do seu dialeto. In: XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá - MT. 2019 (14 a 17 de julho). Disponível em https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/view/1178/1816

  12. CUNHA, S.; VELASCO, J. Elementos de Gramática da Linguagem Matemática (Minicurso). In: XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá - MT. 2019 (14 a 17 de julho). Disponível em https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/view/1051/1403

  13. ROSA, J. J.; CUNHA, S.; VELASCO, J. Sobre a Conceitualização de Objetos Matemáticos (Pôster). In: III Semana do Matemático – UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2019 (06 a 08 de maio). Disponível em https://iii.semanadomatematico.ime.uerj.br/programação-v1/resumo-dos-pôsteres

  14. THOMÉ, M.; VELASCO, J; CUNHA, S. Sobre a Linguagem Matemática na Interpretação de Expressões Aritméticas (Pôster). In: III Semana do Matemático – UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2019 (06 a 08 de maio). Disponível em https://iii.semanadomatematico.ime.uerj.br/programação-v1/resumo-dos-pôsteres

  15. RIBEIRO, R. A.; VELASCO, J; CUNHA, S. Linguagem Matemática: da Geometria à Álgebra Linear (Pôster). In: III Semana do Matemático – UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2019 (06 a 08 de maio). Disponível em https://iii.semanadomatematico.ime.uerj.br/programação-v1/resumo-dos-pôsteres

  16. THOMÉ, M.; CUNHA, S. Eliminando ambiguidades de expressões aritméticas com uso de regras gramaticais da Linguagem Matemática. – In: II SENALEM – II Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática – UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2018 (03 a 05 de dezembro). Disponível em http://ii.senalem.ime.uerj.br/comunicacoes-cientificas

  17. ROSA, J.J.; CUNHA, S.; VELASCO, J. Definição versus Propriedade. – In: II SENALEM – II Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática – UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2018 (03 a 05 de dezembro). Disponível em http://ii.senalem.ime.uerj.br/comunicacoes-cientificas

  18. MIRANDA, D.; VELASCO, J.; CUNHA, S. Ditado de Conjuntos: a importância da compreensão dos significados dos símbolos da Linguagem Matemática. – In: II SENALEM – II Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática – UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2018 (03 a 05 de dezembro). Disponível em http://ii.senalem.ime.uerj.br/relatos-de-experiencia

  19. BRITO, J.; VELASCO, J.; CUNHA, S. Relações de Equivalência na Educação Básica (Pôster) – II SENALEM – II Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática – UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2018 (03 a 05 de dezembro). Disponível em http://ii.senalem.ime.uerj.br/posteres

  20. EVALDO, C.; MAIA, M.; SILVEIRA, M.R.A. CUNHA, S. (Moderador). MESA REDONDA 1: Alfabetização Matemática – II SENALEM – II Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática – UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2018 (03 a 05 de dezembro). Resumos disponíveis em: http://ii.senalem.ime.uerj.br/resumo-das-mesas-redondas

  21. CUNHA, S. Linguagem Matemática: Leitura soletrada e leitura interpretada. – II SENALEM – II Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática – UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2018 (03 a 05 de dezembro). Disponível em: http://ii.senalem.ime.uerj.br/resumo-das-palestras (Palestra 3)

  22. CUNHA, S.; VELASCO, J. Sobre a Gramática da Linguagem Matemática. – In: SOUSA, A.C.G; SANTANA, L.E.L; BARRETO, M.C. (Orgs.) As Múltiplas Linguagens da Educação Matemática na Formação e na Prática Docente. Fortaleza. EdUECE. 2018. pp. 873-894 (Anais do V SELEM - Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática – UECE – Fortaleza – CE. 2018 (13 a 15 de setembro)). Disponível em: http://www.uece.br/eduece/dmdocuments/As multiplas linguagens da educacao.pdf

  23. CUNHA, S. Comprendre le Langage Mathématique. Au fil des maths – le bulletin de l'APMEP. Nº 528. juin/2018. ISSN: 2608-9297. Disponível em: https://afdm.apmep.fr/rubriques/ouvertures/comprendre-le-langage-mathematique/

  24. BRITO, J.; VELASCO, J.; CUNHA, S. Relações de Equivalência Geométricas: análises e comparações a outras áreas. – In: II Semana do Matemático – UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2018 (07 a 09 de maio). Disponível em: http://ii.semanadomatematico.ime.uerj.br/resumo-das-comunicacoes (Nº 11).

  25. LIMA, N.; VELASCO, J; CUNHA, S. Análise da Linguagem Matemática nos livro-texto do 6º e 7º anos (Pôster) – In: II Semana do Matemático – UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2018 (07 a 09 de maio). Disponível em: http://ii.semanadomatematico.ime.uerj.br/resumo-dos-posteres (Nº 6).

  26. ROSA, J.J.; CUNHA, S; VELASCO, J. Definição versus Propriedade: Introdução à Semântica da Linguagem Matemática – In: II Semana do Matemático – UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2018 (07 a 09 de maio). Disponível em: http://ii.semanadomatematico.ime.uerj.br/resumo-das-comunicacoes (Nº 9).

  27. MATEGRAMÁTICA. Gramática da Linguagem Matemática (Minicurso) – II Semana do Matemático – UERJ. Rio de Janeiro (RJ). 2018 (07 a 09 de maio). Disponível em: http://ii.semanadomatematico.ime.uerj.br/resumo-minicursos (Minicurso 3)

  28. NASSER, L., KISTEMANN, M., CUNHA, S., VELASCO, J. (Moderador). MESA REDONDA: Resolução de Problemas, Modelagem Matemática e Linguagem Matemática – II Semana do Matemático – UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2018 (07 a 09 de maio).

  29. CUNHA, S. Por que estudar a Linguagem Matemática? - UERJ - Rio de Janeiro. Colóquios do IME - 08/11/2017.

  30. CUNHA, S.; VELASCO, J. Los afijos en el Lenguaje Matemático – In II CEMACYC – II Congreso de Educación Matemática de América Central y El Caribe. Cali (Colômbia). 2017 (29 de outubro a 1 de novembro). Disponível em: https://cemacyc.org/index.php/ii_cemacyc/iicemacyc/paper/viewFile/77/8.

  31. CUNHA, S. Linguagem Matemática. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – Rio de Janeiro – 2017 SNCT CCET.UNIRIO (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) – 25/10/2017 – Conferencista Convidado.

  32. CUNHA, S. Ler, Escrever e Compreender a Linguagem Matemática. In PAIVA, M.G.V. (Org.). Psicopedagogia: contribuições para o ensino da matemática e para clínica. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2017, pp. 47-62. ISBN 978-85-7785-538-4.

  33. CUNHA, S. La gramática del Lenguaje Matemático – In: VIII CIBEM - VIII Congresso Ibero-americano de Educação Matemática. Madrid (Espanha). 2017 (10 a 14 de julho). Disponível em: https://cibem.semrm.com/images/site/LibroActasCIBEM/ComunicacionesLibroActas_CB501-600.pdf. (CB-534, pp. 186-194)

  34. CUNHA, S.; VELASCO, J.; MIRANDA, D.R. Dictado en el Lenguaje Matemático - Taller - In: VIII CIBEM - VIII Congresso Ibero-americano de Educação Matemática. Madrid (Espanha). 2017 (10 a 14 de julho). Disponível em: https://cibem.semrm.com/images/site/LibroActasCIBEM/ComunicacionesLibroActas_Talleres.pdf. (T-538, pp. 384-389)

  35. CUNHA, S.; VELASCO, J.; MIRANDA, D.R. Gramática da Linguagem Matemática: Como ler e entender uma expressão matemática. Oficina realizada na I Semana do Matemático – IME /UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2017 (04 a 06 de maio). Disponível em: http://semanadomatematico.ime.uerj.br/resumos-das-oficinas (Oficinas 3 e 6)

  36. MIRANDA, D.R.; CUNHA, S. Um estudo sobre a abordagem de noções da teoria dos conjuntos na educação básica – In: I Semana do Matemático – IME/UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2017 (04 a 06 de maio). Disponível em: http://semanadomatematico.ime.uerj.br/resumo-das-comunicacoes (Nº 2)

  37. CUNHA, S. Considerações sobre a Aprendizagem Contínua do Matematiquês – a Linguagem Matemática. In MAIA, M.G.B.; BRIÃO, G. (Org.). ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA - Perspectivas Atuais – 1ª Ed. Curitiba: Editora CRV, 2017, pp. 45-60. Disponível em: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/32218-alfabetizacao-matematicabrperspectivas-atuais

  38. MIRANDA, D.R.; CUNHA, S. Ditado de proposições lógicas – In: I Bienal de Matemática da UFF & VIII Semana da Matemática da UFF. Niterói – RJ. 2016 (19 a 22 de outubro). Premiado com Menção Honrosa pela Comissão Organizadora Local. Disponível em: http://semanamatematicauff2016.weebly.com/uploads/7/6/1/2/7612866/pos-02.pdf

  39. MIRANDA, D.R.; CUNHA, S. Um estudo sobre a abordagem de noções da teoria dos conjuntos na educação básica – In: I Semana do Matemático – IME UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2017 (04 a 06 de maio). Disponível em: http://semanadomatematico.ime.uerj.br/resumo-das-comunicacoes. (Comunicação 2)

  40. CUNHA, S. Hablando Matematiqués. Universidad Técnica de Oruro – Oruro – Bolívia – XVIII Congreso Boliviano de Matemática: “Matemática y Educación” (Sociedad Boliviana de Matemática) – 2015 (28 a 30 de outubro) – Conferencista Convidado.

  41. CUNHA, S. Falando Matematiquês. UERJ – Rio de Janeiro – Seminário CAp-UERJ de Educação Matemática – 28/05/2015.